A Pousada   Hospedagem       Fauna e Flora  

O Brasil é o país com maior número de espécies de sapos e pererecas do mundo. Esses animais são geralmente noturnos e na época reprodutiva, os machos cantam para atrair a fêmea. Na Pousada Tarituba podem ser encontrados próximos aos laguinhos.

Sapo Martelo - Hypsiboas faber
É uma espécie amplamente distribuída no Brasil, abrangendo o sul e sudeste. O macho constrói o ninho, escavando um buraco na borda do lago e canta para atrair a fêmea, o som que ele produz parece uma martelada, daí seu nome popular. Os ovos são depositados no ninho e ficam agrupados numa película de gel na superfície da água. Essa película não deve ser rompida, pois os ovos afundarão, ficarão sem oxigênio e morrerão.
Perereca castanhola - Itapotihyla langsdorffii
Ameaçada de extinção! Esta espécie é classificada como “vulnerável” e corre alto risco de extinção na natureza em médio prazo. Acredita-se que e isso seja uma conseqüência da destruição de seu habitat natural, de sua distribuição restrita e extremamente fragmentada, isolando populações. Apresenta um canto único e alto, semelhante a castanholas. Canta em meses chuvosos e mais intensamente durante ou logo após fortes chuvas.
Hypsiboas albomarginatus
Com 5 cm de corpo, seu canto é um grito repetido irregularmente, geralmente em aglomerados de 4 ou 5 indivíduos.
 
Dendropsophus elegans
Endêmica da Mata Atlântica. Ela coloca os ovos na vegetação acima da água e os girinos caem na água para se desenvolverem.
Sapo Amarelo - Bufo cf crucifer
Bufo é sapo típico, com o corpo coberto por glândulas que conferem à sua pele um aspecto bastante rugoso. Possui um par de glândulas maiores localizadas logo atrás dos olhos, as glândulas paratóides, que não lançam veneno como muitas pessoas imaginam, este é liberado quando a glândula é espremida e o veneno, em pequena quantidade escorre pela pele do animal. Tal veneno causa apenas pequenas irritações cutâneas em pessoas sensíveis.
    Aves     Abelhas sem ferrão   Goiamu  

Praia de Tarituba - BR 101 Rodovia Rio-Santos km 541 - Paraty - RJ